Serra Catarinense
A beleza natural da Serra Catarinense impressiona. A paisagem, formada por florestas de araucárias, rios, cachoeiras, vales, campos de altitude e grandes cânions, vai arrebatar você. Lugares como a Serra do Rio do Rastro, a Serra do Corvo Branco e o Morro da Igreja são visitas obrigatórias, com estradas sinuosas que cortam as montanhas até atingirem alguns dos pontos mais altos do país. A vista é espetacular. Nos dias de céu claro, é possível avistar o litoral a dezenas de quilômetros.
Fonte: Turismo SC
Bom Jardim da Serra
Há tantas belezas nessa terra que soou absolutamente natural quando começaram a chamá-la de jardim. Com o tempo, o apelido deu origem ao novo nome da cidade, que substituiu o antigo, Cambajuva. Hoje, Bom Jardim da Serra é conhecida como "Capital das Águas" pois há no município 35 cachoeiras com pelo menos dez metros de altura e nada menos que 14 rios nascem no território e se tornam afluentes do Rio Pelotas dentro do próprio município.
O surgimento da cidade remonta a 1870, com a chegada da família do gaúcho Manoel Pinto Ribeiro e coube a estes primeiros colonizadores abrir uma trilha em direção ao litoral, que ficou conhecida inicialmente como Serra do Doze - só mais tarde passou a ser chamada de Serra do Rio do Rastro. Por influência dos colonizadores, ancestrais de boa parte dos mais de 4.500 moradores, Bom Jardim da Serra é um dos municípios catarinenses em que as tradições gaúchas são preservadas com mais afinco até hoje.
Vislumbrar as magníficas curvas da Serra do Rio do Rastro a partir do mirante é uma imagem inesquecível. A proximidade com esta famosa entrada leva Bom Jardim da Serra a ser conhecida como o portal da Serra Catarinense, e a cidade, que pode ser considerada uma síntese das maravilhas que o visitante encontrará dali em diante, faz as honras com muito orgulho.
Fonte: Sobre a Cidade
Serra do Rio do Rastro
O principal ponto turístico de nossa cidade é a Serra do Rio do Rastro.
O mirante fica cerca de 12 km da nossa pousada. Com 284 curvas, sua beleza é de tirar o fôlego.
As curvas se iniciam a 200 metros de altitude e alcançam 1.421 metros no topo mais alto.
A Serra do Rio do Rastro é mais famosa estrada do Brasil e uma das estradas mais impressionantes do mundo. O trecho da rodovia SC-390 é caracterizado por subidas íngremes, curvas fechadas, e mirantes espetaculares entre penhascos e montanhas.
O mirante localizado no seu topo proporciona uma vista espetacular da estrada, da Serra do Rastro e da planície abaixo.
É um dos cartões postais do estado de Santa Catarina. Localizada entre as cidades de Lauro Müller (em baixo da serra) e Bom Jardim da Serra (em cima da serra), a Serra Rio do Rastro era conhecida anteriormente por “Serra do 12”.
Fonte: Viagens e Caminhos
Cascata da Barrinha
A Cascata da Barrinha é uma pequena, mas bela cachoeira, de fácil acesso, a apenas 7,6 km do mirante da Serra. Fica às margens da SC-390, próximo a cidade de Bom Jardim da Serra.
Para chegar basta estacionar em frente ao portal da cidade ou ainda ao lado da Churrascaria Cascata, de onde já se avista cachoeira. Ao lado do pórtico tem uma escadaria que leva até ao nível d’água.
Fonte: Viagens e Caminhos
Cânion das Laranjeiras
O Grande CÂNION DAS LARANJEIRAS é um dos mais espetaculares monumentos da natureza, um tesouro de magnitude e beleza cênica indescritível. Localizado no sul do Brasil, na Serra Catarinense, mais precisamente no município de Bom Jardim da Serra, primeira cidade após a subida da Serra do Rio do Rastro.
O Cânion das Laranjeiras, apesar de estar localizado dentro da demarcação do Parque Nacional de São Joaquim, ainda é uma área que não foi regularmente adquirida pelo IcmBio, por isso sua preservação e proteção ambiental continua sob a responsabilidade de seus proprietários, seja pela conscientização ambiental que há décadas vem se arraigando nas gerações que hoje detém a propriedade, bem como pela simples aplicação das leis ambientais (constituição de reservas legais, Código Florestal, Lei da Mata Atlântica). Portanto, por ainda ser uma área de propriedade particular, mesmo dentro dos limites do parque, necessita de autorização para entrada de visitantes.
Fonte: Portal Municipal do Turismo
Cânion do Funil
Esse é um passeio de imersão, em que você vai caminhando pelos campos, se conectando pouco a pouco com a natureza, até chegar a um cenário de tirar o fôlego! Ir até o Canion do Funil exige um certo preparo físico, pois faz-se uma caminhada de 7km da estrada até a borda do canion. A 1.590 metros de altitude, vemos o Canion do Funil, o Morro da Igreja e o litoral. Contornando a borda e parando em pontos específicos, apreciamos a formação singular desse canyon e de toda a cadeia de montanhas que forma o planalto catarinense.
Fonte: Tribo da Serra Eco
Cânion da Ronda
No município encontra-se o Cânion da Ronda. A origem do seu nome é histórica, data da época dos tropeiros que vinham do Rio Grande do Sul e faziam parada na região dos cânions, logo, um deles deveria fazer a ronda noturna para que o gado não se dispersasse.
O Cânion da Ronda – Mirante Norte está localizado junto à Serra do Rio do Rastro, onde a caminhada até o cânion é tranquila e passagem acessível, situa-se na descida da Serra. No topo, o Parque Eólico com suas 62 torres é uma agradável surpresa para os turistas. Seguindo mais 300 metros, chegamos ao local de estacionamento dos carros, então se inicia a jornada rumo à aventura.
Já o Mirante Sul você acessa pela estrada do Parque Eólico, numa distância de 2,5km, onde o visitante tem uma vista estonteante do Cânion da Ronda, numa altitude de 1.448 metros, acima do nível do mar. O local presenteia os espectadores com um amplo olhar de campos naturais, penhascos, montanhas e toda a imponência própria da região, inclusive podendo avistar partes do litoral sul de Santa Catarina.
rotadakombi@gmail.com
TELEFONE
(49) 98413-6821 | (49) 98425-5675
(49) 98413-6821 | (49) 98425-5675
Pousada Rota da Kombi
Rua Paralela à SC 390, 902 – Horto Florestal
Bom Jardim da Serra, SC – Brasil